Nuno Garoupa

Artigos de Opinião Publicados na Imprensa. Blog Directory - Blogged

A minha fotografia
Nome:
Localização: Fort Worth, Texas, United States

quinta-feira, setembro 30, 2010

Dois Anos depois do Fim do Neoliberalismo (J. Neg. 30 Set. 2010)

Dois Anos Depois do Fim do Neoliberalismo

Curiosamente os mesmo que andaram a vender os novos amanhãs continuam a pular por aí. Enganaram-se e enganaram muita gente. Prometeram sol mas saiu chuva. Deviam ter a mais elementar humildade e reconhecer que, no mínimo, não compreenderam o crash de 2008. Mas não. Continuam a prometer o sol. E a chuva continua. Dizem que José Sócrates vive num Portugal irreal. Não anda sozinho. A grande maioria dos cronistas das sinecuras do regime vivem num mundo irreal. Talvez porque a realidade é difícil de compreender! E vai continuar a chover. E eles a dizerem que faz sol!

quinta-feira, setembro 16, 2010

Tudo Na Mesma... ou Quase (J. Neg. 16 Set. 2010)

Tudo Na Mesma... Ou Quase

Os portugueses não querem mudanças e simplesmente não acreditam que estamos ao lado do abismo. E os políticos que querem governar é isso que dizem e têm que dizer para ganhar. Para sair deste círculo vicioso (e pondo de lado a ideia de suspender a democracia durante seis meses), restam duas possibilidades. Ou realmente caímos no abismo (a economia portuguesa deixa de poder-se financiar no estrangeiro) ou os nossos governantes são obrigados a contrariar a vontade maioritária dos portugueses, fazendo aquilo que a Europa mandar. Pessoalmente parece-me claramente preferível a segunda opção.

quinta-feira, setembro 02, 2010

O Estado de Direito Democrático (J. Neg. 2 Set. 2010)

O Estado de Direito Democrático

O Estado de direito democrático é demasiado importante e sério para ser posto em causa por oportunismo político ou por populismo. É a espinha dorsal de qualquer regime democrático. Quando colocado em dúvida, quando questionado, quando parte do vale tudo em política, é a democracia que perde. A qualidade da nossa democracia já é o que é. Parece-me que descemos mais um degrau. E não vai ser fácil voltar a subir.

Blog Directory - Blogged