Nuno Garoupa

Artigos de Opinião Publicados na Imprensa. Blog Directory - Blogged

A minha fotografia
Nome:
Localização: Fort Worth, Texas, United States

quinta-feira, abril 29, 2010

O Euro e o Regime (J. Neg. 29 Abril 2010)

O Euro e o Regime

O actual regime não pode contemplar qualquer saída do euro. A sua legitimidade política ficaria muito comprometida. Mas a manutenção de um pesadelo europeu por dez anos (com outra década de estagnação económica e uma forte contenção salarial e das prestações sociais) ou o regresso da Alemanha ao marco alemão (e o consequente fim do euro) provocará também uma erosão muito significativa dessa legitimidade. Veremos se, a seu tempo, à esquerda do PS ou à direita do PSD, o discurso anti-regime pode levar a ganhos eleitorais tão importantes que obriguem a uma reforma profunda. Por enquanto, o regime afoga-se no pântano que criou, invocando a memória de quem viveu em liberdade o 25 de Abril e o sonho europeu que termina em pesadelo.

quinta-feira, abril 15, 2010

Os Milhões da Vergonha (J. Neg. 15 Abril 2010)

Os Milhões da Vergonha

Resta a alegria de que felizmente temos um Governo socialista com sensibilidade social a mandar desde 2005 e que nos governou doze dos últimos quinze anos. Nem consigo imaginar como seria a coisa se tivessem governado os furibundos do neoliberalismo. Ou talvez os milhões de euros obscenos que pagam o tal desempenho numa economia de mercado que não existe são, no fundo, parte da sensibilidade social que nos tem acompanhado desde 1995.

quinta-feira, abril 01, 2010

Do Tratado de Lisboa à Nova Lei da Saúde do Presidente Obama (J. Neg. 1 Abr. 2010)

Do Tratado de Lisboa à Nova Lei da Saúde do Presidente Obama

O governo espanhol apresentou recentemente a Ley de Economía Sostenible como o novo motor de desenvolvimento da economia espanhola (surpreende que o nosso primeiro-ministro ainda não tenha pensado no mesmo). A brigada espanhola do "pc", nos jornais locais, fez um balanço muito positivo, anunciando o princípio de uma nova era com um modelo de social-democracia ambientalista com um crescimento económico mais justo. Uma fundação ligada ao Banco de Espanha dividiu a lei em quinze ou vinte partes distintas, e pediu uma avaliação a duas dezenas de especialistas em linguagem simples. O resultado (http://www.crisis09.es/les/) é uma visão muito menos optimista da lei. Reconhecem-se os méritos das boas intenções da lei, mas fica a ideia de que, na verdade, não muda nada. É um bom exemplo de como a sociedade civil pode participar na discussão pública de uma lei importante muito para além da mediocridade da brigada do "pc". E de como as expectativas de futuro se devem ajustar à realidade.

Blog Directory - Blogged